Instituto Todos os Cantos

O Instituto Todos os Cantos – ITC nasceu em 18 de dezembro de 2009. Uma associação de direito privado, de fins não econômicos, com a finalidade de promover atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, filantrópicas, comunitárias, de tecnologia e pesquisas científicas, com especial atenção à criança, ao adolescente, à família e aos demais beneficiados. Sua duração será por tempo indeterminado e suas ações abrangem toda a Grande Vitória, principalmente os bairros São Benedito, Bairro da Penha, Consolação, Floresta, Engenharia, Bonfim e Itararé, no município de Vitória.

É reconhecido de Utilidade Pública Municipal desde 22 de agosto de 2013. Em 2010 foi contemplado no primeiro edital de convocação pública para projetos socioculturais da empresa ArcelorMittal Tubarão com o projeto “Canto na Escola”. O ITC acredita na rede de voluntariado e, através dessa rede, iniciou, em fevereiro de 2011, o Algazarra Coral que, durante sete anos, já prestou atendimento a mais de 300 adolescentes, com uma equipe multidisciplinar com profissionais voluntários e contratados, que atuaram alguns de forma continuada e outros em ações pontuais.

Algazarra Coral

Fundado em fevereiro de 2011 pela Maestra Alice Nascimento e pelo Pianista Juca Magalhães, o Algazarra Coral é formado por cerca de 35 jovens. O grupo ensaia duas vezes por semana e seu repertório é formado por música clássica, sacra, folclórica e popular. O Algazarra conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Unimed Vitória, além do apoio da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, do bairro Itararé, e de várias outras instituições e voluntários.

Já representou o Estado do Espírito Santo em festivais nacionais e internacionais, como o XII Canta Coral, em Ipatinga/MG em 2012; o 11º Gran Finale, no Memorial da América Latina, em São Paulo em 2013; o 14° Canta Brasil, na cidade de Caxambú/MG em 2014; o III Cantoritiba, em Curitiba/PR em 2016 e as parcerias com o Coro Luther King, com concertos na Catedral da Sé, em São Paulo, e também em Vitória-ES, na Catedral Metropolitana, em 2018 e 2019.

Desde 2013 o Algazarra Coral realiza o Concerto Pop Rock, comemorativo do Dia Internacional do Rock. Foram quatro edições nos palcos do Parque Botânico Vale e do Teatro Glória e, em 2020, em consequência da pandemia, foi realizado um web concerto.

Atualmente o ITC conta com três turmas do Algazarra Coral: a Turma Corallito Elza Lakschevitz, para a primeira infância, que atende crianças com idades entre 3 e 5 anos; a turma para crianças com idade entre 6 e 11 anos e a turma juvenil, com idades entre 12 e 22 anos. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o Algazarra Coral ensaiou e realizou aulas online, com conteúdo didático musical e concertos no modo Phygital.

Núcleo de Canto

O Núcleo de Canto é um centro avançado de estudos de canto para jovens que desejam aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos de técnica vocal e da linguagem musical e iniciar sua trajetória artística. É dirigido pela Cantora Lírica e Professora de Canto Meire Norma. O grupo é formado por jovens oriundos dos corais do ITC. Eles aprendem teoria e percepção musical e participam de aulas individuais de canto lírico.

Atualmente as aulas, recitais e encontros acontecem somente em ambiente virtual.

Coral Unimed Vitória 

Cante De Casa

O Coral Unimed Vitória – Cante de Casa é um projeto do Instituto Todos os Cantos – ITC em parceria com o Instituto Unimed Vitória – IUV que oferece aulas de técnica vocal para cooperados e colaboradores da Unimed Vitória e toda a sociedade.

Devido à pandemia, as aulas têm sido realizadas de forma virtual através de plataforma digital. Segundo a Maestra Alice Nascimento, idealizadora do projeto e presidente do ITC, trata-se de uma proposta inovadora e que possibilita, além da experiência com a própria voz, a conexão entre pessoas neste momento difícil de pandemia.

As aulas virtuais acontecem às segundas, terças e quartas-feiras. Além da Maestra Alice, as cantoras líricas Meire Norma e Priscila Reis compõem a equipe do projeto como regentes adjuntas.

É importante destacar que o projeto é aberto a toda a sociedade. Portanto, quem tiver interesse, deverá entrar em contato com o ITC para informações sobre disponibilidade de vagas, pré-requisitos e horários de aulas.

Orquestra de Mulheres do Espírito Santo – OMES

A OMES foi formada em 2019. Trata-se de uma iniciativa surgida espontaneamente, a partir de vários encontros musicais entre as musicistas capixabas e o desejo de formar uma orquestra somente de mulheres. Musicistas profissionais, com carreiras sólidas no mercado da música erudita e estudantes de música, com trabalho totalmente voluntário, se uniram e fundaram a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, sob a regência da Maestra Alice Nascimento.

Devido à pandemia, em 2020 a orquestra tem trabalhado somente à distância. No dia 15 de agosto a Orquestra lançou, no YouTube e nas demais redes sociais do ITC, sua primeira performance Phygital, de Heitor Villa-Lobos – Bachiana Brasileira N. 4, Prelúdio. O vídeo já passa de mais de 34 mil visualizações e tem recebido muitos elogios.

Demandas de voluntariado do Instituto Todos os Cantos

Nome do serviço a ser prestado: Fotógrafo

Objetivo do serviço: Fotos promocionais dos coristas e musicistas da Orquestra de Mulheres do ES

Local e horário da prestação do serviço: A combinar 

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp