A Fazenda da Esperança é a primeira instituição apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2021. A instituição acolhe, há 27 anos, pessoas com idades entre 18 e 59 anos que desejam livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios. O método de tratamento é baseado no seguinte tripé:
- Convivência em família;
- Trabalho como processo pedagógico;
- Espiritualidade para encontrar um sentido de vida.
A Fazenda da Esperança é uma escola de relacionamento que acolhe pessoas de qualquer denominação religiosa, ou mesmo que não professam nenhuma fé.
Quem pretende enfrentar o desafio do processo pedagógico, que tem duração de 12 meses, dá o primeiro passo mediante uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova.
O candidato recebe uma explicação dos procedimentos e das regras a serem seguidas para se recuperar em uma das comunidades da Fazenda da Esperança. No dia da entrevista são exigidos documentos, exames médicos e sobriedade. O acolhimento é feito pela equipe de coordenação local. A recuperação irá depender principalmente da disposição pessoal e da vontade de se recuperar demonstradas pelo candidato. A porteira da Fazenda fica aberta durante todo o tempo, e permanecer nela dando continuidade à sua recuperação é uma escolha diária feita pelos acolhidos.
Durante os três primeiros meses de permanência na casa, os acolhidos escrevem cartas para os familiares e não têm contato com eles. Passados esses três meses, os parentes dos acolhidos podem fazer visitas, período a partir do qual os relacionamentos são reatados, para superarem juntos os problemas gerados pelas drogas e pelo álcool.
A entidade também faz um trabalho com as famílias, através dos Grupos Esperança Viva (GEV), presentes em oito paróquias do Estado do Espírito Santo, listadas abaixo.
- Centro Pastoral Paroquial, Centro, Serra;
- Paróquia São Francisco de Assis em Laranjeiras, na Serra;
- Paróquia Nossa Senhora das Graças, Nova Bethânia, Viana;
- Comunidade Santa Inês, Vila Velha;
- Paróquia São José Operário, Maruípe, Vitória;
- Paróquia São Geraldo, Domingos Martins.
Os GEV são grupos de autoajuda ligados às Fazendas da Esperança. Eles existem em todo o Brasil. Hoje são centenas de GEV que envolvem milhares de pessoas, que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda. Antes, durante e depois do processo de recuperação, os familiares participam do processo. Os codependentes também se recuperam com a ajuda dos GEV.
Conheça o trabalho que essa obra realiza e descubra como ajudar a recuperar pessoas com qualquer tipo de dependência.
Acesse os canais da instituição: http://www.fazenda.org.br
Facebook: /fazendadaesperanca
YouTube: /fazendadaesperanca
Twitter: @retornoavida